Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

*por Ana Carolina Mendonça

coaching

Atualmente, é você quem está liderando a sua vida, ou o mundo está fazendo isso por você?

A maioria das pessoas tem deixado a vida passar sem tomar suas rédeas, porém aquele que ousa ser líder de si mesmo determina a vida que deseja levar, planeja suas ações e faz as coisas acontecerem.

A liderança pessoal está relacionada à ideia do homem integral, que busca crescer e se desenvolver em todas as áreas da vida. O líder de si mesmo é aquela pessoa comprometida com o seu autoconhecimento, que se interessa em identificar seus pontos FORTES, como também seus pontos FRACOS, mas que não se limita a isso, busca continuamente superar-se a si próprio. Compreende que tudo é mutável.

Aquele que ainda não alcançou a liderança pessoal não consegue ver-se em profundidade. Sua opinião sobre si restringe-se às experiências que viveu no passado e ao que os outros acham dele (ou ao que ele acha que os outros acham dele).

Assim, não possui um autoconhecimento sobre sua potência (seus potenciais), pois ainda depende da aprovação, validação e direcionamento dos outros para que se sinta capaz de exercer o seu melhor e de atingir um estado de excelência. Dessa forma, passa a valorizar mais o externo que o interno, mais o passado que o presente. A pessoa não vive plenamente sua vida.

Por outro lado, o líder de si mesmo age como o capitão do seu próprio barco, encara seus medos e se conduz com autoconfiança, integridade e determinação em direção aos seus objetivos.

É possível que você esteja se perguntando: isso significa dizer que um líder pessoal não deve levar em consideração a opinião das outras pessoas? Bom, isso já seria um retrocesso. Um grande sábio dizia que onde não existe conselho fracassam os bons planos, mas com a cooperação de muitos conselheiros há grande êxito. Há uma grande diferença entre levar em consideração a opinião e a sabedoria adquirida por outras pessoas e depender exclusivamente delas, abrindo mão de tomar suas próprias decisões!

Desenvolver a liderança sobre si mesmo é ser capaz de se influenciar, de gerar automotivação e gerir suas competências físicas, mentais, emocionais e espirituais em prol dos seus objetivos.

A partir do autoconhecimento, o líder pessoal consegue, inclusive, compreender e se relacionar melhor com os outros, pois torna-se capaz de se colocar genuinamente no lugar deles e de visualizar as diversas perspectivas das situações.

E você, numa escala de zero a dez (em que zero representa ausência de competências de liderança pessoal e dez representa um perfeito líder de si mesmo), em que nível você se encontra hoje? Reflita!

Se gostou, curta e deixe seu comentário! Isso é crucial para saber se estou conseguindo cooperar com o seu crescimento e desenvolvimento pessoal, se estou trazendo conteúdo útil para a sua vida e seus projetos.

VEJA MAIS SOBRE COACHING:

O que você precisa saber antes de fazer  Coaching – Parte 1

Tempo: o seu bem mais precioso

Organizar e Aprender

Ana Carolina

*ANA CAROLINA MENDONÇA é uma eterna aprendiz, entusiasta pela mente e capacidades humanas. Master Coach Integral Sistêmico, certificada pela Florida Christian University. Palestrante. Articulista semanal. Contadora, com experiências na Administração Pública em Planejamento Estratégico, Auditoria, Escritório de Processos e Gerência de Projetos. Atualmente aprofunda seus conhecimentos nas áreas da Psicologia e Neurociência.

Contato: anacarolina@coachee.com.br  |  www.coachee.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s