Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

* por Ana Carolina Mendonça

coaching4

Quantas horas por dia ou por semana você pode destinar ao estudo? Quantas horas você efetivamente dedica ao estudo? Quão proveitosas são suas horas de estudo? Quanto você dedica a aprimorar sua aprendizagem?

Se você tomou a decisão de investir nos estudos, seja para fazer um mestrado ou um doutorado, seja para se preparar para uma prova específica ou um concurso público, você certamente precisou fazer algumas adaptações na sua agenda de atividades semanais.

Você já se perguntou quantas horas você deveria estudar por dia ou por semana para efetivamente alcançar seu objetivo?

É possível que, ao refletir sobre esse assunto, você concorde com Frank Zappa, quando disse: “So many books, so little time”, ou seja, tantos livros (tanta matéria) e tão pouco tempo. O que fazer nesse caso?

Ignorar atividades essenciais com o objetivo de apenas estudar não significa exatamente “ganhar tempo”, como pensam alguns. Conforme os ensinamentos do professor William Douglas, o número ideal de horas para se estudar é o maior número que você puder, mantida a qualidade de vida e do estudo.

Assim, se você almeja o sucesso deve se organizar para aproveitar ao máximo o seu tempo, encontrar brechas entre uma atividade e outra, detectar intervalos ociosos do dia para convertê-los em mais horas de estudo. No entanto, para um bom aproveitamento desse tempo é preciso manter o equilíbrio de corpo, mente e espírito, o que, certamente, é peça fundamental para realizar uma boa prova.

Dessa forma, se, em termos de quantidade, há um limite máximo de horas de estudo diário e semanal; em termos de qualidade, há muito o que se possa fazer para intensificar a preparação, propiciar mais efetividade no estudo e resultar em um melhor rendimento.

Assim, a dica de hoje é: encontre o seu número ideal de horas de estudo semanal, aquele que se adapte à sua realidade, às suas atribuições pessoais, aquele que você se compromete verdadeiramente para alcançar o seu objetivo. Não se preocupe se, num primeiro momento, você não conseguiu destinar tantas horas como gostaria, provavelmente, com o tempo, você aumente esse número. A seguir, focalize seus esforços para tornar essas horas o mais produtivas possível!

Não adianta apenas estudar, é crucial saber estudar. Estudar com excelência engloba aproveitar bem o tempo, manter o foco, a concentração, a organização, saber o que se deve estudar, saber priorizar a matéria, realizar monitoramento do aproveitamento dos estudos, ter feedback, desenvolver resiliência, paciência, disciplina, comprometimento e determinação.

Quantas horas você tem destinado ao seu estudo? Você considera muito, pouco ou razoável? E em termos de qualidade, como você avalia?

O que você pode fazer diferente essa semana para aumentar seu rendimento?

Compartilhe comigo suas experiências, dúvidas e sugestões!

Bons Estudos!

Veja mais sobre Coaching:

Tempo: o seu bem mais precioso

Organizar e Aprender

Segredos do Sono Reparador

foto_pose_5

*ANA CAROLINA MENDONÇA é uma eterna aprendiz, entusiasta pela mente e capacidades humanas. Master Coach Integral Sistêmico, certificada pela Florida Christian University. Palestrante. Articulista semanal. Contadora, com experiências na Administração Pública em Planejamento Estratégico, Auditoria, Escritório de Processos e Gerência de Projetos. Atualmente aprofunda seus conhecimentos nas áreas da Psicologia e Neurociência.

Contato: anacarolina@coachee.com.br  |  www.coachee.com.br

**O Coaching é uma metodologia que permite você compreender melhor a sua situação atual, definir exatamente onde você quer chegar e projetar ações efetivas para alcançar os seus objetivos! Conheça mais e se surpreenda com os seus próprios resultados!!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s