Notícia

Postado em Atualizado em

Por Washington Barbosa

Atenção CONCURSANDOS, o corte no Orçamento da União para 2015 foi anunciado pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e não há indícios ou sinalização de mudança na política de concursos públicos do governo federal. Na oportunidade o Ministro afirmou que o esforço do governo é no sentido de manter o nível dos gastos com pessoal em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), não indicando vedações ou alteração quanto à realização dos concursos e nomeações considerados necessários.

Com isso, aumenta a possibilidade do Ministério do Planejamento confirme os concursos públicos já previstos e aumente as permissões de concursos solicitados pelos Órgãos Federais. Como sabemos com a instabilidade gerada pela expectativa de cortes orçamentários, as autorizações vinham sendo concedidas de forma excepcional. Os Concursos para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e da Receita Federal estão entre os certames mais aguardados para este ano. Agora aumenta a expectativa para que estes e outros concursos tenham suas autorizações publicadas no segundo semestre.

O contingenciamento orçamentário fixou a quantia de R$69,9 bilhões. E é o maior já praticado pelo governo, porém o Ministro Barbosa afirmou que o governo espera uma melhora significativa da economia no próximo semestre, em função de investimentos do governo e da atual situação cambial.

Vale ressaltar que a LOA –  Lei Orçamentária Anual – de 2015 prevê o preenchimento de cerca de 45.582 vagas, sendo o maior número delas no Poder Executivo.

Confira alguns dos concursos autorizados:

STJ – Superior Tribunal de Justiça

Banca Examinadora: CESPE/UNB

ENAP – Escola de Nacional de Administração Pública (Vinculada ao MPOG)

Banca Examinadora: CESPE/UNB

Fundação Nacional do Índio – FUNAI

Advocacia-Geral da União – AGU

Banca Examinadora: ESAF – Escola de Administração Fazendária

Tribunal de Contas da União (TCU)

Câmara dos Deputados  

Confira alguns dos concursos Previstos

Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Receita Federal

Ministério da Fazenda

Polícia Rodoviária Federal

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Controladoria Geral da União (CGU)

TJDFT

Senado Federal

Tribunal Regional Federal

Banco Central do Brasil

ANTT

VEJA TAMBÉM:

Concursos 2015

MPOG 2015

MTE 2015

Ministério da Fazenda 2015

FUNAI – 2015

Ministério da Justiça – 2015

Concurso TJDFT – 2015

Notícia AGU 2015

wasWASHINGTON LUÍS BATISTA BARBOSA é especialista em Direito Público e em Direito do Trabalho, MBA Marketing e MBA Formação para Altos Executivos;

Desempenhou várias funções na carreira pública e privada, dentre as quais: Assessoria Jurídica da Diretoria Geral e Assessoria Técnica da Secretaria Geral da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Diretor Fiscal da Procuradoria Geral do Governo do Distrito Federal, Cargos de Alta Administração no Conglomerado Banco do Brasil.

Coordenador de Cursos Jurídicos de pós-graduação e preparatórios para concursos públicos. Autor de vários artigos publicados em revistas especializadas. Editor dos blogs washingtonbarbosa.com, tw/wbbarbosa, e fb/washingtonbarbosa.professor

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s