Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

Por Ana Carolina Mendonça

Coaching

Você sente dificuldade em se concentrar? Você se considera uma pessoa atenta?

Você consegue diferenciar atenção de concentração?

Se, por um lado,prestar atenção é ser capaz de direcionar seus sentidos e sua percepção; por outro, para se atingir um estado de concentração faz-se necessário ter atenção em apenas uma atividade específica, de forma a, inclusive, abstrair outras coisas e situações ao redor.

É plenamente possível prestar atenção a uma informação sem necessariamente concentrar-se nela a ponto de se desligar de todo o resto, não é mesmo?

Ter concentração é ter foco em alguma situação específica. É ter atenção exclusivamente a uma determinada coisa.

Saber a diferença entre atenção e concentração mas, principalmente, saber usá-las nos momentos adequados é a chave para aumentar a sua produtividade e satisfação com os seus resultados.

Em muitos casos na vida, será importante estar atento a todo o contexto no qual você estiver inserido. Nessas situações, você poderá, por exemplo, escutar atentamente uma conversa e, ainda assim, estar ciente ao que está se passando à sua volta. Isso é ter atenção aguçada.

Em outras circunstâncias, de trabalho e estudo, por exemplo, estar concentrado apenas em um atividade permitirá a você obter melhores resultados em termos de tempo e de qualidade.

Entretanto, justamente, na tentativa de melhor aproveitar o tempo, muitas pessoas acabam optando por realizar várias coisas em paralelo ou, simplesmente, não se empenham em se concentrar no que estão realizando e terminam, com isso, realizando um trabalho sem qualidade e/ou perdendo tempo com distrações e retrabalho.

A falta de atenção e de concentração atinge diretamente a qualidade da memorização.

Por meio do autoconhecimento e de técnicas de Coaching e de Programação Neurolinguística(PNL) é possível desbloquear a aprendizagem, aumentar aperformance no trabalho e a disciplina nos estudos, bem como aprimorar a qualidade da memorização de novas informações.

A seguir são oferecidas algumas dicas simples para você aumentar o seu nível de  concentração.

  • Priorize

Faça uma lista das atividades que precisa realizar, coloque tudo por escrito e, logo a seguir, ordene por prioridade.

  • Uma tarefa de cada vez

Definida a prioridade, realize cada atividade de uma vez. Esforce-se para não interromper o que estiver fazendo,  até que  esteja concluído. Esse exercício ajudará você a desenvolver exclusividade.

  • Saiba lidar com os seus pensamentos

Os maiores vilões da concentração são nossos próprios pensamentos. Aprenda a lidar com eles. Você não precisa dar atenção a todo o pensamento que lhe ocorra.

  • Observe-se

Conhece-te a ti mesmo. Adote uma postura de fiscal com você mesmo e observe o que tem lhe tirado a concentração. Redes sociais, telefone, televisão, preocupações, ansiedade, colegas de trabalho? Ser sincero com você mesmo lhe ajudará a encontrar meios de superar as distrações.

  • Alterne atividades

Mudar de tarefa permite um descanso para o cérebro, potencializaa atenção,a percepção e a capacidade de memorização. Assim, ao organizar as tarefas para o seu dia, considere a  alternância de atividades como uma estratégia para obter melhores  resultados.

  • Medite

A pratica de atividades de relaxamento e meditação oferecem ganhos significativos na redução da ansiedade e na capacidade de concentração.

  • Pratique

Assim como os músculos do seu corpo, para desenvolver sua concentração, você precisará se exercitar continuamente. Assim, seja paciente consigo mesmo e controle sua pressa e ansiedade, pratique atividades que melhoram a concentração e dedique-se a você mesmo. O seu comprometimento fará toda a diferença!

Tenha uma ótima semana!

Todos os dias é dia de aprender algo! Aproveite!

VEJA MAIS SOBRE COACHING:

O que você precisa saber antes de fazer  Coaching – Parte 1

Tempo: o seu bem mais precioso

Organizar e Aprender

Ana Carolina

*ANA CAROLINA MENDONÇA é uma eterna aprendiz, entusiasta pela mente e capacidades humanas. Master Coach Integral Sistêmico, certificada pela Florida Christian University. Palestrante. Articulista semanal. Contadora, com experiências na Administração Pública em Planejamento Estratégico, Auditoria, Escritório de Processos e Gerência de Projetos. Atualmente aprofunda seus conhecimentos nas áreas da Psicologia e Neurociência.

Contato: anacarolina@coachee.com.br  |  www.coachee.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s