Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

*por Ana Carolina Mendonça

coaching

Você se sente no controle dos seus pensamentos e das suas emoções?

O que a atenção tem a ver com os seus resultados?

A atenção é uma ferramenta essencial para que o seu humano atinja sua plenitude. Por meio da atenção, você é capaz de selecionar o que vê, o que escuta e o que sente. Em última análise, até mesmo os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos são diretamente influenciados pela sua capacidade de direcionar e manter a sua atenção.

Imagine que você está num supermercado e pega um pão-de-forma da prateleira para analisar melhor seus dados nutricionais. Nesse instante, ao prestar atenção na embalagem, você canaliza a sua energia. A sua mente passa a captar, decodificar e analisar as informações que são lidas. Ao mesmo tempo em que outras inúmeras informações e percepções são descartadas. Por breves instantes, você encontra-se imerso na leitura e tomada de decisão sobre a aquisição ou não daquele alimento, você está atento e, provavelmente, nem esteja escutando o que se passa ao seu redor.

A atenção permite que direcionemos o nosso foco e consigamos absorver informações específicas de acordo com o interesse.

Uma outra interessante característica dos momentos de atenção é que a quantidade e a intensidade dos pensamentos tendem a diminuir quanto mais atentos estivermos. Ou seja, a mente torna-se mais concentrada, menos influenciada por pensamentos aleatórios e, com isso, mantem-se mais serena.

Lembre-se da última vez que assistiu a um filme em que você estava completamente imerso. Você estava pensando durante o filme? Ou estava simplesmente atento?

Quando estamos compenetrados em algo, dizemos que a nossa mente entra em estado alpha. Ela fica mais relaxada e perspicaz. Nesse estado, a criatividade é estimulada, o aprendizado se torna mais sólido e acelerado e, ao contrário do que se poderia imaginar, o fluxo de pensamentos se reduz drasticamente.

Por outro lado, uma mente dispersa, que tudo vê, tudo percebe, aberta a todo o tipo de informação tende a dispender uma grande quantidade de energia e colocar a pessoa dentro de um emaranhado de pensamentos que a levam à fadiga física e mental.

Você já parou para analisar o seu nível de atenção? Você consegue se colocar em estado de plena concentração quando necessário, ou os pensamentos insistem em tomar a sua mente? Você já parou para analisar a quantidade de energia desperdiçada diariamente com informações que na verdade te desviam dos seus reais objetivos?

Na parte 2, abordaremos mais sobre o tema trazendo dicas práticas de como elevar os seu nível de atenção.

Enquanto isso, o que representa para você serenar a mente e reduzir o estresse e as preocupações? Quão melhores seriam as suas decisões se a sua mente estivesse mais focada e sintonizada?

Conheça-se melhor e viva seus resultados desejados!

Coaching Integral Sistêmico transforma vidas!

VEJA MAIS SOBRE COACHING:saiba mais

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

foto_pose_5*ANA CAROLINA MENDONÇA é uma eterna aprendiz, entusiasta pela mente e capacidades humanas. Master Coach Integral Sistêmico, certificada pela Florida Christian University. Palestrante. Articulista semanal. Contadora, com experiências na Administração Pública em Planejamento Estratégico, Auditoria, Escritório de Processos e Gerência de Projetos. Atualmente aprofunda seus conhecimentos nas áreas da Psicologia e Neurociência.

Contato: anacarolina@coachee.com.br  |  www.coachee.com.br

**O Coaching é uma metodologia que permite você compreender melhor a sua situação atual, definir exatamente onde você quer chegar e projetar ações efetivas para alcançar os seus objetivos! Conheça mais e se surpreenda com os seus próprios resultados!!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s