Concursos 2015

Postado em Atualizado em

Por Washington Barbosa

De acordo com o Ministério do Planejamento, cerca de 20 mil postos estão vagos e precisam ser preenchidos, vale ressaltar que há ainda os cargos que aguardam a aprovação do Congresso Nacional para serem efetivados. A expectativa é de que pelo menos 30 grandes concursos públicos sejam realizados este ano. Espera-se com isso, um quantitativo maior de cargos disponíveis (e concorridos) em 2015 do que no ano passado.

Dentre as seleções mais aguardadas temos: Conselho Nacional do Ministério Público – CNMPPolícia Civil do DF (Delegado); Ministério Público da União – MPU; Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos TerritóriosTJDFT; Polícia Rodoviária Federal – PRF; Defensoria Pública da União – DPU; INSS e muitos outros.

A Lei de diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 prevê a criação de 28.957 cargos, mais as vagas que podem surgir quando há demissão ou pedido de aposentadoria pelo servidor.

Contabiliza-se, previsão até o momento, cerca de 15 mil vagas para a área de Judiciária, Defensoria Pública (3.897), Ministério Público da União (1.879) e tribunais (9.177). Mais 13.974 (treze mil, novecentos e setenta e quatro) vagas para os Órgãos do Poder Executivo.

Não perca o foco

Com muitos concursos previstos é normal que haja também maior interesse nos certames, e consequentemente, mais concorrência. No entanto alguns candidatos aguardam a publicação do edital para começar a estudar. Esse erro pode custar muito caro (a sua nomeação). Portanto a dica é que mantenha-se o ritmo de estudo e para quem está iniciando sua preparação: mantenha sua rotina de preparo com as chamadas disciplinas básicas – aqueles conteúdos comuns nos certames: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Língua Portuguesa e outras (dependendo da área de sua escolha ou formação).

Portanto, meu querido aluno e minha querida aluna, acompanhe as dicas de conteúdo que compartilho com vocês, mantenha-se firme em seu objetivo, escolha a área de sua preferência e bons estudos!

Até a sua cerimônia de posse!

Veja também:

Traduzindo o Edital CNMP

O CNMP na Constituição

A Análise do Edital DPU (Parte I)

A Análise do Edital para Delegado PC/DF (Parte I)

A Análise do Edital para Delegado PC/DF (Parte II)

A Análise do Edital para Delegado PC/DF (Parte III)

A Análise do Edital para Delegado PC/DF (Parte IV)

A Análise do Edital para Delegado PC/DF (Parte V)

wasWASHINGTON LUÍS BATISTA BARBOSA é especialista em Direito Público e em Direito do Trabalho, MBA Marketing e MBA Formação para Altos Executivos;

Desempenhou várias funções na carreira pública e privada, dentre as quais: Assessoria Jurídica da Diretoria Geral e Assessoria Técnica da Secretaria Geral da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Diretor Fiscal da Procuradoria Geral do Governo do Distrito Federal, Cargos de Alta Administração no Conglomerado Banco do Brasil.

Coordenador de Cursos Jurídicos de pós-graduação e preparatórios para concursos públicos

Editor dos blogs www.washingtonbarbosa.comwww.twitter.com/wbbarbosa, e https://www.facebook.com/washingtonbarbosa.professor

Autor de vários artigos publicados em revistas especializadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s