Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

* por Ana Carolina Mendonça

coachi

Você sente dificuldade em se concentrar? Você se considera uma pessoa atenta?

Você consegue diferenciar atenção de concentração?

Se, por um lado,prestar atenção é ser capaz de direcionar seus sentidos e sua percepção; por outro, para se atingir um estado de concentração faz-se necessário ter atenção em apenas uma atividade específica, de forma a, inclusive, abstrair outras coisas e situações ao redor.

É plenamente possível prestar atenção a uma informação sem necessariamente concentrar-se nela a ponto de se desligar de todo o resto, não é mesmo?

Ter concentração é ter foco em alguma situação específica. É ter atenção exclusivamente a uma determinada coisa.

Saber a diferença entre atenção e concentração mas, principalmente, saber usá-las nos momentos adequados é a chave para aumentar a sua produtividade e satisfação com os seus resultados.

Em muitos casos na vida, será importante estar atento a todo o contexto no qual você estiver inserido. Nessas situações, você poderá, por exemplo, escutar atentamente uma conversa e, ainda assim, estar ciente ao que está se passando à sua volta. Isso é ter atenção aguçada.

Em outras circunstâncias, de trabalho e estudo, por exemplo, estar concentrado apenas em um atividade permitirá a você obter melhores resultados em termos de tempo e de qualidade.

Entretanto, justamente, na tentativa de melhor aproveitar o tempo, muitas pessoas acabam optando por realizar várias coisas em paralelo ou, simplesmente, não se empenham em se concentrar no que estão realizando e terminam, com isso, realizando um trabalho sem qualidade e/ou perdendo tempo com distrações e retrabalho.

A falta de atenção e de concentração atinge diretamente a qualidade da memorização.

Por meio do autoconhecimento e de técnicas de Coaching e de Programação Neurolinguística(PNL) é possível desbloquear a aprendizagem, aumentar a performance no trabalho e a disciplina nos estudos, bem como aprimorar a qualidade da memorização de novas informações.

A seguir são oferecidas algumas dicas simples para você aumentar o seu nível de  concentração.

  • Priorize

Faça uma lista das atividades que precisa realizar, coloque tudo por escrito e, logo a seguir, ordene por prioridade.

  • Uma tarefa de cada vez

Definida a prioridade, realize cada atividade de uma vez. Esforce-se para não interromper o que estiver fazendo,  até que  esteja concluído. Esse exercício ajudará você a desenvolver exclusividade.

  • Saiba lidar com os seus pensamentos

Os maiores vilões da concentração são nossos próprios pensamentos. Aprenda a lidar com eles. Você não precisa dar atenção a todo o pensamento que lhe ocorra.

  • Observe-se

Conhece-te a ti mesmo. Adote uma postura de fiscal com você mesmo e observe o que tem lhe tirado a concentração. Redes sociais, telefone, televisão, preocupações, ansiedade, colegas de trabalho? Ser sincero com você mesmo lhe ajudará a encontrar meios de superar as distrações.

  • Alterne atividades

Mudar de tarefa permite um descanso para o cérebro, potencializaa atenção,a percepção e a capacidade de memorização. Assim, ao organizar as tarefas para o seu dia, considere a  alternância de atividades como uma estratégia para obter melhores  resultados.

  • Medite

A pratica de atividades de relaxamento e meditação oferecem ganhos significativos na redução da ansiedade e na capacidade de concentração.

  • Pratique

Assim como os músculos do seu corpo, para desenvolver sua concentração, você precisará se exercitar continuamente. Assim, seja paciente consigo mesmo e controle sua pressa e ansiedade, pratique atividades que melhoram a concentração e dedique-se a você mesmo. O seu comprometimento fará toda a diferença!

Tenha uma ótima semana!

Todos os dias é dia de aprender algo! Aproveite!

VEJA MAIS SOBRE COACHING:saiba mais

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

foto_pose_5

ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Servidora pública com atuações no Banco Central do Brasil, no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com experiências em Planejamento Estratégico, Escritório de Processos e Gerência de Projetos.

Contato: (61) 8413-8543 –

anacarolina@coachee.com.br  // www.coachee.com.br

**O Coaching é uma metodologia que permite você compreender melhor a sua situação atual, definir exatamente onde você quer chegar e projetar ações efetivas para alcançar os seus objetivos! Conheça mais e se surpreenda com os seus próprios resultados!!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s