Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

* por Ana Carolina Mendonça

Coaching

Você é bom em planejamento de estudos? Você sente que você tem excelência? Suas horas de estudo são produtivas? Ao final de uma sessão de estudos, você sente confiança no que aprendeu?

Hoje em dia não basta estudar, deve-se estudar certo, com foco no que é importante e no que se precisa realmente aprender!

No entanto, ainda vemos pessoas afirmando que planejamento é uma perda de tempo. Será mesmo? Os candidatos que destinam tempo para se planejar são, em geral, os que alcançam os melhores resultados, e isso é, com certeza, um grande  ganho de tempo.

Para ser aprovado, você precisará de um bom planejamento de estudos, que te faça compreender sua situação atual e o que é necessário para alcançar suas metas.

Se você está lendo esse artigo, é possível que já reconheça a importância do planejamento. Talvez o que lhe falte seja apenas o “como fazer”. A seguir, eu apresento um passo a passo básico e bastante eficiente para seu planejamento de estudos. Tenha em mãos o edital da prova ou concurso para o qual você está se preparando. Caso ainda não tenha saído, baseie-se no último edital.

PASSO 1 – Identificar o conteúdo.

É fundamental dimensionar o universo de conteúdo que poderá ser cobrado na prova. Para isso, não basta elencar as disciplinas, o propósito é identificar cada item do edital. A dica é estruturá-lo em tópicos. Lembre-se que por mais interessante que seja determinado assunto, ele não será cobrado em prova, se não constar do edital.

PASSO 2 – Estimar o peso da disciplina.

Verifique, no edital, a quantidade de questões de cada matéria ou conjunto de disciplinas e o peso atribuído. É comum que as disciplinas sejam agrupadas em provas de conhecimentos básicos e específicos, sendo que essa última costuma ter maior peso. No entanto, você deve conferir essas informações no próprio edital. Ao final, converta para termos percentuais, isso facilitará a visualização.

PASSO 3 – Apurar índice de criticidade.

O índice de criticidade é composto por três fatores: conhecimento do candidato, rendimento do candidato em provas anteriores (da mesma banca examinadora) e complexidade da matéria. Desse modo, por meio de uma autoanálise sincera,  atribua uma pontuação de 1 a 5 para cada item do edital.

 PASSO 4 – Quantificar horas de estudo.

Para calcular o número de horas de estudos, primeiramente, verifique na suarotina semanal quantas horas você consegue destinar para os estudos em cada dia da semana e, então, multiplique pelo número de semanas até a data (estimada) da prova.

PASSO 5 – Destinar tempo por matérias.

Considerada a quantidade e criticidade das matérias a serem estudadas (passos 1 a 3), estime a quantidade de horas para cada disciplina. Caso você nunca tenha feito planejamento de estudos, é possível que sinta resistência com essa etapa, mas fique tranquilo, apenas projete, você terá a oportunidade de readequar essas horas quando das revisões do planejamento.

PASSO 6 – Definir Estratégias de estudo.

Diante do panorama construído nos passos anteriores, selecione grupos de matérias a serem estudadas por mês, verifique as técnicas de estudo a serem empregadas a fim de conciliar estudo e revisão, de tal forma que até a data da prova o conhecimento seja adquirido e retido com excelência.

 Os passos 7 e 8 a seguir representam planejamentos táticos, realizados semanal e diariamente para manter a execução do planejamento estratégico.

 PASSO 7 – Planejamento semanal.

A cada semana, estruture sua agenda identificando os conhecimentos que serão estudados e revisados em cada sessão de estudo. Mas, lembre-se que você é um ser sistêmico. Esteja atento ao equilíbrio entre corpo e mente, a fim de potencializar a aprendizagem nas sessões de estudo. Você obterá mais sucesso a longo prazo se mantiver exercícios físicos semanais e uma alimentação adequada.

 PASSO 8 – Plano diário.

Antes de dormir, elabore o seu plano diário para o dia seguinte. Esse plano engloba todas as atividades do seu dia, não apenas as específicas de estudo. Lembre-se que quanto mais produtivo você for nas outras atividades do seu dia, mais tempo e concentração terá para a sua sessão de estudos.

Ter consciência do seu processo de preparação, definir uma estratégia de estudo e ter um controle do conteúdo estudado aumentará significativamente sua produtividade na aprendizagem e seus resultados em concursos.

O que você está esperando para turbinar seu planejamento de estudo?

 

Veja mais sobre Coaching:saiba mais

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

Viva a sua melhor versão!!

foto_pose_5

ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Servidora pública com atuações no Banco Central do Brasil, no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com experiências em Planejamento Estratégico, Escritório de Processos e Gerência de Projetos.

Contato: (61) 8413-8543 –

anacarolina@coachee.com.br  // www.coachee.com.br

**O Coaching é uma metodologia que permite você compreender melhor a sua situação atual, definir exatamente onde você quer chegar e projetar ações efetivas para alcançar os seus objetivos! Conheça mais e se surpreenda com os seus próprios resultados!!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s