Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

*por Ana Carolina Mendonça

coaching

Acordar cedo é uma tarefa árdua para você? Você se sente sonolento no trabalho? Quando precisa acordar cedo no dia seguinte, você consegue dormir cedo? Qual o seu nível de energia durante o dia? Qual o período do dia em que você está mais disposto(a)? Pela manhã, tarde ou noite?

Essas características são mais do que simples preferências, elas estão definidas geneticamente, compondo o seu relógio biológico. A ciência classifica 3 tipos básicos. Em qual você se encaixa?

1) Matutino: prefere acordar cedo, tem alta produção durante o período da manhã, atinge o horário de pico da temperatura corporal entre 17 e 18 horas, no qual apresenta melhor desempenho em atividades esportivas e intelectuais e fica sonolento depois do seu horário de dormir, por volta das 21 horas.

2) Vespertino: atinge o melhor desempenho por volta das 19 ou 20 horas. Prefere dormir tarde e tem dificuldades para acordar pela manhã. Devido à rotina, tende a dormir menos do que precisa e cochilar mais durante o dia. Para compensar as horas de sono perdidas, acorda mais tarde nos fins de semana.

3) Intermediário: seu horário de pico de temperatura está entre o horário do matutino e do vespertino. É mais flexível a mudanças.

(Fonte: Claudia Moreno, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e uma das integrantes do Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos da instituição.)

Conhecendo o seu tipo, caberá a você se adaptar ao seu dia a dia.

É certo que a sociedade possui um ritmo mais ou menos definido, a começar pelos horários escolares e de trabalho, geralmente diurnos. O próprio ditado popular nos lembra essa realidade: “Deus ajuda quem cedo madruga”, nesse ponto, os matutinos saem na vantagem; por outro lado, a vida social, como teatros, cinemas, reunião com os amigos e diversas opções culturais, concentram-se mais em períodos noturnos, privilegiando os vespertinos.

No entanto, é possível adaptar-se às circunstâncias e distribuir as atividades do dia a dia de forma a obter o melhor rendimento em cada uma. Saber escolher o melhor momento para cada atividade é um ponto-chave para aumentar a sua produtividade!


Se você é vespertino e precisa se adaptar à rotina diurna, sabe da dificuldade que é para dormir cedo, acordar cedo e manter um bom rendimento durante as primeiras horas do dia. Assim, na tentativa de compensar a produtividade, é possível que você dedique-se ao trabalho e aos estudos em horários em que poderia estar descansando, ou até se divertindo. Com isso, acaba perdendo momentos preciosos de recomposição. Resultado: Estafa física e mental, descontrole das emoções e falha de memória.

Se esse for o seu caso, observe essas dicas, aplique no seu dia a dia e sinta a diferença:

Tenha horários constantes:
Hora de dormir e acordar é um dos fatores que regulam nosso ciclo. Assim, se você se esforçar para manter os mesmos horários todos os dias, o organismo tenderá a se habituar.

Programe seu dia com uma hora a menos:
E faça isso durante a noite, assim você ganha uma hora para desacelerar. Programar muitas atividades para antes de dormir pode gerar estresse e liberar hormônios que atrapalham o sono.

Consuma proteínas de manhã: 
Pessoas que ingerem refeições proteicas têm uma melhor memória e atenção por algum tempo depois do consumo.

Faça exercícios cedo: 
Manter-se ativo durante a manhã ajuda, e muito, a manter o corpo e a mente acordados. Ainda que você acorde com muito sono, você poderá pular da cama, tomar um banho logo cedo, abrir a janela e ativar-se. Mesmo que não consiga fazer exercícios intensos logo cedo, uma simples caminhada já surtirá um efeito benéfico para o seu corpo e sua mente.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente,

mas o que melhor se adapta às mudanças”.

(Leon C. Megginson, 1963)

Somos seres adaptáveis! Adaptar-se é uma escolha!

Aproveite a sua semana!

foto_pose_5ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Servidora pública com atuações no Banco Central do Brasil, no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com experiências em Planejamento Estratégico, Escritório de Processos e Gerência de Projetos.

Contato: (61) 8413-8543 –

anacarolina@coachee.com.br  // www.coachee.com.br

**O Coaching é uma metodologia que permite você compreender melhor a sua situação atual, definir exatamente onde você quer chegar e projetar ações efetivas para alcançar os seus objetivos! Conheça mais e se surpreenda com os seus próprios resultados!!

Veja mais sobre Coaching:

Dicas para evitar o Estresse

Seu Projeto Possui Certificado de Qualidade?

Juntos na Caminhada

Deixar o emprego para estudar é uma boa ideia?saiba mais

Siga em frente!

A Copa das Copas

Faça da Música sua Aliada

Sempre Avante

Tempo: o seu bem mais precioso

Organizar e Aprender

Segredos do Sono Reparador

Quantas Horas Estudar?

Acompanhe, curta e compartilhe

Washington Luís Batista Barbosa

http://www.washingtonbarbosa.com

http://www.facebook.com/washingtonbarbosa.professor

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s