Coaching para Concursos
Por Ana Carolina Mendonça
O estresse faz parte do seu sistema de defesa. Em situações de perigo, ele é responsável pelas reações fisiológicas que o ajudam a enfrentar a situação ou fugir.
Nessas situações, a adrenalina exerce importante papel: acelera o coração, aumenta a pressão arterial e garante mais sangue nos membros e no cérebro para reagir a situações com rapidez. Percebendo isso, muitas pessoas acrescentam, conscientes ou inconscientemente, pequenas doses de pressão a suas vidas, de modo a gerar adrenalina e torná-las mais motivadas, ágeis e produtivas. Um típico exemplo é deixar para resolver as coisas de última hora. Você já percebeu o quanto consegue ser mais ágil nesses momentos?
Quando o estresse passou a ser parte normal da vida, passamos também a conhecer o segundo conceito da palavra estresse: desgaste físico e mental .
Você conhece os efeitos a médio e longo prazos?
A lista é enorme, envolve doenças físicas e psicológicas. O estresse contínuo tende a levar à sensação de desgaste constante, alteração de sono, esgotamento da energia e a provocar perda de interesse pelas coisas, problemas de atenção, concentração e memória, irritabilidade, além de ansiedade, depressão, hipertensão, mudança de apetite, alterações de humor, queda da imunidade, infecções, diabetes, doenças cardíacas. A pessoa em estresse tende a manter comportamentos prejudiciais à saúde, como comer em excesso e abusar de álcool, drogas ilícitas e remédios.
Certa vez, escutei que o estresse opera como os cupins, que roem a madeira de dentro pra fora; é muitas vezes silencioso e quando se mostra, já danificou órgãos, comprometeu a vida profissional e os relacionamentos familiares, conjugais ou profissionais. O estresse atinge sorrateiramente todas as áreas da vida.
Para saber se você está sendo corroído internamente pelos cupins do estresse, reflita calmamente:
Como você reage às situações adversas?
A sua vida te traz muitas preocupações? Você costuma se cobrar excessivamente?
Você costuma reagir antes de pensar? Você se considera pessimista (ou realista)?
Qual a qualidade do seu sono? Você acorda cansado ou bem disposto?
Você sente desânimos e falta de energia?
Ter uma visão positiva ou negativa dos fatos influenciará fortemente a sua relação ao estresse. É no campo dos pensamentos que tudo acontece. O pensamento negativo já representa para o cérebro a situação de perigo, pois o cérebro reage igualmente às situações fáticas e às imaginárias. O medo e a ansiedade geram estresse e são, ao mesmo tempo, consequência dele.
O perfil de pessoas com tendência ao pessimismo ou ao perfeccionismo ou que querem agradar a todos o tempo todo está intimamente relacionado ao estresse, o pensamento delas se invade por preocupações, muitas das vezes, desnecessárias.
Por outro lado, sentir prazer ameniza o impacto do estresse. Pessoas que não se permitem momentos de profundo relaxamento e lazer, bem como aquelas que não se permitem gozar a satisfação de ter completado uma tarefa, seja ela qual for, costumam sentir os efeitos destrutivos do estresse.
10 Dicas para evitar o desgaste emocional e físico do estresse:
- Evitar a pressa desmedida que atrapalha as relações interpessoais;
- Realizar atividades físicas;
- Manter alimentação saudável;
- Regular as emoções e criar dentro de si um ambiente saudável que inspire tranquilidade e calma;
- Destinar tempo ao lazer e à meditação;
- Brincar com seu animal de estimação;
- Buscar se autoconhecer;
- Estabelecer as suas prioridades na vida;
- Focar naquilo que é importante (e não só no que é urgente);
- Assumir uma postura otimista em relação à vida.
Você é responsável por construir seu destino e garantir a qualidade de sua vida! Aproveite a sua semana!
ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Servidora pública com atuações no Banco Central do Brasil, no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com experiências em Planejamento Estratégico, Escritório de Processos e Gerência de Projetos.
Contato: (61) 8413-8543 – anacarolina@coachee.com.br // www.coachee.com.br
Veja mais sobre Coaching:
Seu Projeto Possui Certificado de Qualidade?
Deixar o emprego para estudar é uma boa ideia?
Tempo: o seu bem mais precioso
Ensine seu cérebro a produzir energia e não a disperdiçá-la
Qual o seu Estilo de Aprendizagem
Confiança e Ansiedade na Aprendizagem
Acompanhe, curta e compartilhe
Washington Luís Batista Barbosa