Edital para Delegado Civil do DF 2014

Postado em Atualizado em

Análise do Regulamento do Concurso

Parte III

Por Washington Barbosa

Dando continuidade à análise sobre o Regulamento dos Concursos Públicos para o provimento de cargo de Delegado de Polícia da Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal, falarei hoje sobre a primeira fase do certame – prova oral.

Como falei no primeiro e no segundo artigos, a etapa inicial do concurso abrangerá as seguintes fases, sendo todas realizadas no Distrito Federal:

  • prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova discursiva de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;
  • avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e
  • sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.

No que diz respeito à prova oral temos de lembrar que somente prestarão esse exame quem perfizer o perfil mínimo de 60% (sessenta por cento) de itens corretos na prova objetiva e da pontuação máxima prevista para a prova objetiva.

Mais uma vez ressalto, da mesma forma que fiz no segundo artigo que tratou da prova discursiva, o Regulamento não previu a chamada “Cláusula de Barreira”, sendo assim não poderá haver limitação ao número de candidatos classificados. Veja mais sobre “Cláusula de Barreira”.

A prova oral, classificatória e eliminatória, avaliará o conhecimento do candidato quanto às seguintes disciplinas:

I – Direito Administrativo;

II – Direito Constitucional;

III – Direito Penal;

IV – Direito Processual Penal.

Diferentemente do conteúdo cobrado na prova discursiva, a prova oral não trouxe nenhuma surpresa. Tratam-se de disciplinas comumente constantes dos editais de concursos para a carreira de delgado das policiais civis e federal.

A novidade, no entanto, está para a obrigatoriedade de o Edital dispor sobre a metodologia a ser utilizada no exame, assim como pelo fato de o Regulamente prever a gravação de toda a prova.

Tratam-se de reinvindicações antigas dos concursandos que finalmente veio a ser atendida pela Administração. Muito comum se escutar “histórias” sobre situações vexatórias, ou mesmo de critérios diferentes de avaliação nas provas orais. Não vou entrar no mérito dos comentários, mas é certo que a possibilidade de favorecimento e de subjetividade excessiva neste tipo de prova é uma constante no mundo dos concursos.

A obrigatoriedade de definição e divulgação prévias da metodologia e a gravação da prova, certamente minimizarão possíveis desvios e darão maior lisura, publicidade e moralidade ao concurso. Merece parabéns, mais uma vez, a Administração da Polícia Civil do DF pelo avanço implementado.

Para superar mais esta Fase, o candidato deverá alcançar nota superior a 60% (sessenta por cento) da pontuação máxima da prova.

Nesse momento do concurso, seu conhecimento já foi mais do que testado e aprovado. O cerne da preparação aqui está na estruturação do raciocínio jurídico. É imprescindível que você treine bastante a construção das respostas, montando um esquema mental de sua escolha e que se encaixe na maioria das perguntas possíveis.

 Quando eu ministro cursos preparatórios para prova oral eu sempre oriento que a resposta deve seguir os seguintes passos:

  • repita a pergunta feita pelo examinador. Isto possibilita um tempo maior para que você estruture mentalmente a sua resposta enquanto, “mecanicamente”, você repete a pergunta;
  • elabore o seu discurso partindo do geral para o específico, isso demonstrará para a Banca a profundidade do teu conhecimento, sem falar que possibilita que o examinador “aproveite” mais da sua resposta. Não é raro o examinado não saber responder a pergunta no ponto específico, mas ao demonstrar conhecimento sobre a matéria ele acabará ganhando alguns pontos;
  • evite termos complexos ou construções verbais rebuscadas. Isso somente tornará mais provável que você se enrole, gagueje ou mesmo se perca na resposta;
  • enquanto responde olhe nos olhos dos examinadores, mas não fixe o olhar por muito tempo, isso demonstrará segurança e irá angariar simpatia;
  • a maior parte das vezes, nesta fase do concurso você estará competindo somente consigo mesmo, por isso não se acanhe em convidar os seus “concorrentes” para treinarem juntos. Divida os pontos que serão perguntados, cada um preparará o material de estudo sobre esse ponto e depois compartilhará com os demais. Montem “bancas” e simulem a prova várias vezes. Isso aumentará a sua autoconfiança; e
  • finalmente, caso você tenha a oportunidade de participar de um curso específico e de qualidade em sua cidade, não peca tempo. Mas seja bastante criterioso na seleção do curso e não poupe esforços. A praia está próxima, ninguém quer se afogar agora.

Esta foi a terceira parte da apresentação do Regulamento dos Concursos Públicos para o provimento de cargo de Delegado de Polícia da Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal, você já tem um bom material para iniciar o seu plano de estudos.

Nos próximos artigos falarei sobre mais detalhes do concurso. Até lá.

was* WASHINGTON LUÍS BATISTA BARBOSA é especialista em Direito Público e em Direito do Trabalho, MBA Marketing e MBA Formação para Altos Executivos;

Desempenhou várias funções na carreira pública e privada, dentre as quais: Assessoria Jurídica da Diretoria Geral e Assessoria Técnica da Secretaria Geral da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Diretor Fiscal da Procuradoria Geral do Governo do Distrito Federal, Cargos de Alta Administração no Conglomerado Banco do Brasil.

Coordenador dos Cursos Jurídicos preparatórios para concursos públicos e de pós-graduação.

Editor dos blogs www.washingtonbarbosa.com, www.twitter.com/wbbarbosa

e www.facebook.com/washingtonbarbosa.professor. Autor de vários artigos publicados em revistas especializadas.

Anúncios

2 comentários em “Edital para Delegado Civil do DF 2014

    […] falei no primeiro, no segundo e no terceiro artigos, a etapa inicial do concurso abrangerá as seguintes fases, sendo todas realizadas no […]

    […] do Distrito Federal, este é o quinto artigo sobre o tema (veja os anteriores primeiro, segundo, terceiro e quarto […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s