Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

CELEBRAR OS PEQUENOS PASSOS FAZ A DIFERENÇA!

 Por Ana Carolina Mendonça*

Coaching

Quais foram os seus ganhos na última semana? Quantos você consegue listar?

Semana passada falamos sobre Seguir em Frente, comentamos que as pessoas de sucesso levam isso a sério e até se empurram para a frente, quando necessário. Elas realizam suas atividades, elas se mantém em produtividade e se animam para a vida, ainda que sem uma forte vontade interior. Elas, na verdade, tomam a decisão de criar a vontade por si mesmas, não esperam por outras pessoas ou pelas circunstâncias, levantam-se e agem.

Em quantas circunstâncias você optou por seguir em frente, apesar das circunstâncias? Quantas tarefas você concluiu? E quantas vezes você se validou e reconheceu que fez a coisa certa?

Para te auxiliar a trilhar seu caminho e seguir em frente, hoje falaremos de mais um importante ingrediente de sucesso: celebrar cada passo.

Seja qual for o seu objetivo, haverá uma trajetória até ele, formada de vários pequenos passos. Cada dia dedicado ao seu objetivo, cada atividade realizada rumo ao seu sonho, cada hora dedicada ao atingimento de suas metas representam passos na longa caminhada.

Como você encara esses passos a percorrer? Eles são para você martírios pelos quais você deve passar se quiser alcançar seu objetivo ou valiosos momentos de aperfeiçoamento que o conduzem aos seus sonhos?

Encará-los como um martírio, reclamar, entristecer-se e lamentar fará com que tudo fique mais pesado e será como estar caminhando com um saco de pedras nas costas. O caminho, efetivamente, será como um martírio, mas porque VOCÊ o fez assim.

Por outro lado, toda vez que você é capaz de contemplar, vivenciar e celebrar cada passo dado, o seu combustível interno é renovado. Ainda que o corpo se canse, a alma relaxa, pois sabe que está no caminho e sabe que algo melhor o espera.

Se você se identificou mais com a segunda situação, parabéns! Continue contemplando e celebrando cada esforço e cada passo percorrido, você certamente irá longe!

Entretanto, se o seu caminho está penoso e difícil, se cada atividade do seu dia é uma verdadeira luta, tranquilize-se, saiba que VOCÊ mesmo pode aos poucos mudar essa situação seguindo apenas duas dicas importantes.

1ª Dica: Subdivida as suas metas, em pequenos passos.

Qualquer atividade aparentemente difícil, complexa ou chata pode ser dividida em pequenos passos, de pouca representatividade, bem mais fáceis de serem realizados.

Para isso, você poderá utilizar desde uma simples lista de tarefas até uma planilha de planejamento e monitoramento, a escolha é sua!

2ª Dica: Celebre cada passo, cada ganho.

Validar cada vitória não exige festas ou presentes, mas sim, um reconhecimento sincero do seu esforço. A ideia é vibrar com cada um de seus ganhos reconhecer que cumpriu a tarefa e sentir-se feliz e realizado por cada passo dado.

Veja o caso do “João”: Ele sonha em seguir a carreira da Magistratura. No entanto, pensar que deverá enfrentar o concurso de Juiz, a princípio lhe causava muita ansiedade e um certo medo. Quando ele optou por montar seu planejamento de estudos de médio e de curto prazo, detalhando cada uma das atividades necessárias para cumprir sua meta, ele direcionou o foco da sua atenção para essas tarefas menores e começou a concretizar uma a uma, celebrando com entusiasmo cada etapa cumprida.

O medo e a ansiedade de João perderam força quando ele mudou o foco: ao invés de manter a atenção voltada para o concurso, como um todo, ele passou a realizar cada pequena tarefa, dia após dia, de forma muito mais tranquila e engajada.

Ademais, o ato de celebrar cada tarefa cumprida fortalece a autoconfiança, reforça o engajamento bem como a capacidade de superação. A energia se renova!

Entretanto, é bastante comum vermos pessoas não celebrarem seus ganhos e conquistas simplesmente por considerarem-no ordinário e não reconhecerem nele nenhum motivo a ser celebrado e, assim, perderem a oportunidade de renovar seu combustível interno.

Por isso, exercite reconhecer seus ganhos todos os dias. A proposta é que você não espere grandes conquistas para celebrar, mas que celebre cada sessão de estudo, cada hora concentrada, cada dia em que se levantou na hora certa, cada situação difícil pela qual passou e conseguiu não se aborrecer, cada compromisso que cumpriu, enfim, são inúmeras situações, fatos e acontecimentos que representam passos para o seu equilíbrio pessoal em direção às suas conquistas.

Quanto menor for o ganho que você conseguir verdadeiramente celebrar, mais você estará se fortalecendo!

Tenha uma ótima semana!

 

Bons estudos e uma ótima semana!

Veja mais sobre Coaching:

Siga em frente!

A Copa das Copas

Faça da Música sua Aliada

Sempre Avante

Tempo: o seu bem mais precioso

Organizar e Aprender

Segredos do Sono Reparador

Quantas Horas Estudar?

O Domínio da Matériasaiba mais

Interesse pela Leitura

Você: Aliado ou Inimigo

Construir a Aprovação

Ensine seu cérebro a produzir energia e não a disperdiçá-la

Excelência: Estado de Fluxo

Qual o seu Estilo de Aprendizagem

Relaxamento Instantâneo

Seu Plano de Estudo

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

6 Dicas para Você Concretizar suas Decisões

foto_pose_5* ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Servidora pública com atuações no Banco Central do Brasil, no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com experiências em Planejamento Estratégico, Escritório de Processos e Gerência de Projetos.

Contato: (61) 8413-8543 – anacarolina@coachee.com.br  // www.coachee.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s