Ciência Política

Postado em Atualizado em

 

ciên poli

Olá, hoje o dia começa com uma grande novidade! A partir de agora, todas as quartas-feiras, com a colaboração do professor Rodrigo Larizzatti, apresentarei um debate sobre Ciência Política, um verdadeiro curso gratuito sobre o tema.
Acompanhe, curta e compartilhe!

 Washington Luís Batista Barbosa

http://www.washingtonbarbosa.com

http://www.facebook.com/washingtonbarbosa.professor

Por ser didaticamente truncada e complexa, a Ciência Política acaba afastando inúmeras pessoas que não compreendem seus dogmas com naturalidade, a vendo como uma Hidra, a Besta mitológica de sete cabeças.

Justamente para desmistificar esta visão vamos iniciar nossos trabalhos abordando um conceito básico, que reputo importante para pautar nossos debates críticos sobre a política.

O SIGNIFICADO CLÁSSICO E MODERNO DE POLÍTICA

Derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social, o termo Política se expandiu graças à influência da grande obra de Aristóteles, intitulada “Política”, que deve ser considerada como o primeiro tratado sobre a natureza, funções e divisão do Estado, e sobre as várias formas de Governo, com a significação mais comum de arte ou ciência do

Governo, isto é, de reflexão, não importa se com intenções meramente descritivas ou também normativas, dois aspectos dificilmente discrimináveis, sobre as coisas da cidade. (BOBBIO, Dicionário de Política: A a Z. 11ª ed. Ed. UnB, 1998, p. 954)

Trocando em miúdos, a Ciência Política trata de TUDO que nos é afeto enquanto seres sociais, da criação normativa à execução e ao respeito prático das leis, da manifestação da cultura popular à efetivação e ao fomento da educação formal… enfim, se vivemos em sociedade, somos orientados pela Política.

Caso a Política não seja do seu agrado, apenas um alerta, atribuído a Platão: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam.”

Até a próxima.

 

 

Larizzatti
 Rodrigo Pereira Larizzatti, Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, Professor de Direito e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Ciência Política

    Melissa Costa disse:
    23/07/2014 às 08:02

    Olá Prof. ótima iniciativa, mesmo não sendo da área de direito é um tema comum em provas dissertativas e bem complexo.

    Avante!!

    Ab Melissa Costa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s