Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

  Siga em frente!

*por Ana Carolina Mendonça

6012179931_e9b6f9122d_b

Para vencer grandes desafios você precisará de resistência, resignação e vontade. Mas como fazer crescer essas forças interiores?

 O que vem primeiro? A vontade, a resignação ou a resistência?

Acredito que uma alimenta a outra: praticando-se a resignação, adquirimos mais resistência; investindo-se em vontade, ampliamos a resignação; cultivando-se resistência fazemos crescer a vontade interior. E, assim, entramos em uma espiral crescente em que essas três forças concatenadas, movidas por um propósito realizador, abrem portas para campos de inúmeras possibilidades e nos permite ascender e conquistar nossos grandes sonhos!

É possível que você se pergunte: mas por onde começar? Como manter a chama da vontade acesa? O que fazer para não desistir no caminho, ounão abandonar o projeto? E eu lhe pergunto, por que não seguir em frente?

O inspirador Walt Disney tinha como lema seguir em frente, ele dizia:“There’s really no secret about our approach. We keep moving forward—opening up new doors and doing new things—because we’re curious. And curiosity keeps leading us down new paths.” Em tradução livre seria o mesmo que “não há realmente nenhum segredo sobre a nossa abordagem. Nós continuamos a avançar, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos. E a curiosidade continua nos conduzindo por caminhos novos.”

Para ele, havia mais um ingrediente: a curiosidade. E ela lhe possibilitou criar e recriar novos paradigmas e, literalmente, fazer nascer uma nova realidade, praticamente inimaginável no pós-guerra.

Bom, mas o que eu faço se não possuo toda essa curiosidade e inspiração que Walt Disney parecia ter? A dica continua sendo a mesma: Siga em frente! Não importa se movido pela vontade, pela resignação ou pela resistência, mas siga em frente! O universo se mantém em equilíbrio quando está em movimento, e o mesmo ocorre com cada um de nós!

O antropólogo Luiz Marins ensina que uma das principais características das pessoas de sucesso é que elas literalmente se empurrampara a frente. A expressão “empurrar-se para a frente” nos indica a realizar coisas mesmo sem ter vontade. Estudar, mesmo que não esteja com vontade; sair da cama, mesmo se ela esteja super confortável; praticar um exercício físico, ainda que com preguiça; iniciar um novo projeto, apesar do frio na barriga.

Empurrar-se para frente é não ser cúmplice da preguiça ou da estagnação, é não dar margem ao pessimismo ou à má vontade, mas é empurrar-se para a vida, é assumir o papel de ser os nossos próprios encorajadores, é não esperar o tempo passar! É seguir em frente apesar de qualquer coisa!

 Te convido, então, a vivenciar esta semana sob o lema: SEGUIR EM FRENTE!

Por que ser a mesma pessoa de sempre, se você pode ser alguém muito melhor? Está disposto(a) a encarar o desafio?

Se você quer estar verdadeiramente no comando da sua vida e respondeu sim à pergunta, uma boa dica para começar é escrever alguns lembretes com a frase “siga em frente” e distribui-los em lugares de fácil visibilidade como, por exemplo, na porta do armário, em frente à cama, no painel do carro, na capa da agenda, dentro da carteira, na porta da geladeira, no monitor do computador, na porta de casa, no espelho do banheiro, entre outros. Esses lembretes lhe ajudarão a se manter consciente do propósito assumido.

Durante esta semana, imagine-se a todo instante empurrando-se para a frente e caminhe dentro do seu propósito maior, vá além, realize, aja, progrida, sem esperar pela vontade.

Ao fim de cada dia, relate as atividades realizadas. É muito importante que você registre por escrito (em sua agenda ou num caderno) o que fez. Escreva para cada dia que horas você se levantou, as atividades que realizou, o nível de empenho que você empregou em cada tarefa e em que momentos você “se empurrou para a frente”. Ao final da semana, leia todos os registros e note a diferença!

Fazer as coisas sem esperar pela vontade, na verdade, exercita sua vontade interior e faz brotar, aos poucos, uma vontade muito maior e mais robusta!

Ficarei muito feliz em receber seu e-mail contando sobre sua experiência, seus ganhos e aprendizados durante esta semana! Escreva para anacarolina@coachee.com.br e compartilhe suas dúvidas, suas dificuldades, suas conquistas, sua história!

 Seguir em frente é um estilo de vida!

Um estilo de ver a vida!

Aproveite a sua semana!

 

Bons estudos e uma ótima semana!

Veja mais sobre Coaching:

Faça da Música sua Aliada

Sempre Avante

Tempo: o seu bem mais precioso

saiba mais

Organizar e Aprender

Segredos do Sono Reparador

Quantas Horas Estudar?

O Domínio da Matéria

Interesse pela Leitura

Você: Aliado ou Inimigo

Construir a Aprovação

Ensine seu cérebro a produzir energia e não a disperdiçá-la

Excelência: Estado de Fluxo

Qual o seu Estilo de Aprendizagem

Relaxamento Instantâneo

Seu Plano de Estudo

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

6 Dicas para Você Concretizar suas Decisões

imageANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Servidora pública com atuações no Banco Central do Brasil, no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com experiências em Planejamento Estratégico, Escritório de Processos e Gerência de Projetos. Articulista do Blog do Professor Washington Barbosa

Contato: (61) 8413-8543 – anacarolina@coachee.com.br  //  www.coachee.com.br

 

Anúncios

Um comentário em “Coaching para Concursos

    Dário Nunes Tenório disse:
    27/08/2014 às 20:59

    Excelente artigo! Na minha trajetória de estudos para concursos eu percebo cada vez mais que vencer ou seguir em frente é na verdade um hábito, e todos nós podemos criar esse hábito!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s