Coaching para Concursos
Faça da música a sua aliada!
* por Ana Carolina Mendonça
Não tem como negar que o hino à capela tornou-se um capítulo à parte em meio aos jogos da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Seja dentro ou fora de campo, os brasileiros, em coro uníssono e vibrante, embalados pela letra de Joaquim Osório Duque Estrada e pela música de Francisco Manuel da Silva, fizeram milhões se arrepiar!
A música sempre foi uma grande fonte de emoções humanas!
Os estudos científicos sobre os efeitos da música no comportamento humano demonstram que diferentes melodias interferem de maneira distinta nas atividades neurais dos indivíduos, sugerindo que para cada situação, como o estudo, o trabalho, o lazer, o repouso, a atividade física deve haver uma melodia ideal correspondente.
Isso ocorre, juntamente porque a depender do estilo musical, do ritmo e da tonalidade da música, diferentes emoções poderão ser ativadas no indivíduo.
No caso do hino nacional, por ser um símbolo da Nação, executado em momentos cívicos e de conquistas de vitórias e títulos, inúmeras pessoas sentem aquele involuntário arrepio dos pêlos do corpo, desencadeado pelo sistema nervoso autônomo. Nessas ocasiões, a pupila se dilata e aumenta o nível de adrenalina no sangue. A sensação é de estar com as emoções à flor da pele. Os torcedores se mantém imersos no jogo e no campeonato, e atentos a cada lance da partida.
Por outro lado, para pessoas que desejam atingir um maior nível de concentração, memória ou criatividade, músicas clássicas e barrocas são as mais indicadas.
Hoje em dia, é possível encontrar listas de músicas no youtube já agrupadas conforme o objetivo pretendido, como relaxamento, concentração, atividade física, ou ainda as que estimulam a alegria e o entusiasmo.
Assim, defina seus objetivos, projete o seu estado emocional ideal e monte a sua própria trilha sonora! A música pode ser uma grande aliada!
Bons estudos e uma ótima semana!
Veja mais sobre Coaching:
Tempo: o seu bem mais precioso
Ensine seu cérebro a produzir energia e não a disperdiçá-la
Qual o seu Estilo de Aprendizagem
Confiança e Ansiedade na Aprendizagem
6 Dicas para Você Concretizar suas Decisões
ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Servidora pública com atuações no Banco Central do Brasil, no Tribunal Superior do Trabalho e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com experiências em Planejamento Estratégico, Escritório de Processos e Gerência de Projetos.
Contato: (61) 8413-8543 – anacarolina@coachee.com.br
Acesse nosso site: www.coachee.com.br
15/07/2014 às 07:02
[…] Faça da Música sua Aliada […]
CurtirCurtir
04/11/2014 às 06:40
[…] Faça da Música sua Aliada […]
CurtirCurtir