Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

OS SEGREDOS DO

SONO REPARADOR

* por Ana Carolina Mendonça

 good-morning-wake-up-happy

 

 

Você acorda descansado e energizado? Quando você acorda, sente que o tempo de sono foi suficiente? Ou durante o dia se sente cansado e indisposto?

 

O sono é essencial para uma vida harmoniosa e para a efetiva aprendizagem, no entanto, muitas das vezes, na correria do dia a dia, o sono é negligenciado e fica para segundo plano.

O sono reparador renova nossas energias físicas e psíquicas. É o momento em  que milhões de células relaxam para repor suas energias. Quem dorme bem, promove inteligência, evita transtornos psíquicos e problemas psicossomáticos. Mas, lembre-se, ter um sono reparador vai além de simplesmente dormir.

Mesmo dormindo, certas pessoas não descansam, ou seja, não conseguem repor integralmente sua força e disposição. Hoje em dia, a principal causa para isso é a agitação da mente, que consome muita energia e prejudica o poder reparatório do organismo. Não tranquilizar a mente antes de dormir e levar os problemas para a cama é trair a sua Paz e sua Qualidade de Vida.

O sono influencia até mesmo a sua personalidade. Você será uma pessoa agradável, tolerável ou insuportável, a depender da qualidade do seu sono.

Sinceramente, você se considera uma pessoa serena ou impulsiva? Quantas horas de sono contínuo você tem por noite? Você dorme em ambiente escuro e silencioso? Qual é a qualidade do seu sono?

A insônia e as noites maldormidas destroem a serenidade, bloqueiam a memória e levam o ser humano a reagir sem pensar, por instinto, como um animal. Ou seja, reduz o raciocínio.

Além disso, estudos neurocientíficos mostram que dormir bem pode ser essencial para a manutenção da bainha de mielina dos neurônios, camada responsável pela condução do impulso nervoso de uma célula à outra. Problemas nessa membrana levam à esclerose múltipla, doença degenerativa severa marcada pela perda da coordenação motora.

 “O sono ajuda na regeneração celular. Ele propicia as condições ideais para produzir mielina e repor a que naturalmente se desgastou”, diz uma das autoras, a neurocientista Chiara Cirelli. Ela explica que o reparo provavelmente leva semanas ou até meses. Ou seja, uma noite de sono perdida ou maldormida pode interromper o processo.

 “Se você despreza seu sono, estará destruindo o reator da vida”  Augusto Cury

 Sem o sono reparador, o corpo e a emoção ficam drasticamente debilitados. É impossível ser saudável e ter bom rendimento sem dormir bem.

Para melhorar o desempenho do seu dia e a qualidade do seu sono, seguem algumas dicas simples e altamente eficientes: faça a sua última refeição do dia pelo menos uma hora antes de se deitar, evite aparelhos eletrônicos no mínimo meia hora antes de dormir, faça exercícios regularmente, trabalhe com alegria, mantenha bons pensamentos (foco nas soluções e não nos problemas), não guarde ressentimentos, perdoe (o maior beneficiado é você mesmo), relaxe sua mente, procure deitar-se sempre no mesmo horário e valorize suas horas de sono!

 A qualidade do seu sono depende do seu dia e a qualidade do seu dia depende do seu sono!

 Compartilhe comigo suas experiências, dúvidas e sugestões!

Bons Estudos!

Veja mais sobre Coaching:saiba mais

Quantas Horas Estudar?

O Domínio da Matéria

Interesse pela Leitura

Você: Aliado ou Inimigo

Construir a Aprovação

Ensine seu cérebro a produzir energia e não a disperdiçá-la

Excelência: Estado de Fluxo

Qual o seu Estilo de Aprendizagem

Relaxamento Instantâneo

Seu Plano de Estudo

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

6 Dicas para Você Concretizar suas Decisões

image

ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação Internacional em Coaching Integral Sistêmico, nas especialidades Life e Executive Coaching, pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, em parceria com a Florida Christian University. Palestrante e Articulista Semanal em Coaching. Com experiências no Banco Central do Brasil e no Tribunal Superior do Trabalho, onde participou do Planejamento Estratégico Institucional, exerceu a Gerência de Projetos, dentre eles, a estruturação do Escritório de Processos. Atualmente, concilia suas atividades no Conselho Superior da Justiça do Trabalho com o trabalho no Coaching.

Contato: (61) 8413-8543 – anacarolina@coachee.com.br

Anúncios

2 comentários em “Coaching para Concursos

    […] Segredos do Sono Reparador […]

    […] Segredos do Sono Reparador […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s