Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

INTERESSE

PELA LEITURA

* por Ana Carolina Mendonça

curso-de-leitura-dinamica

Qual o seu nível de concentração e de aproveitamento em leituras para estudo? Você gosta de ler? Você se distrai estudando?

 Você é do tipo de pessoa que ao tomar um livro para estudar gasta mais tempo pensando na vida e relendo a matéria que acabou de ler para tentar entendê-la, do que efetivamente prestando atenção na leitura?

 Se a resposta for afirmativa, provavelmente você está diante de obstáculos que te impedem ou dificultam de produzir uma leitura eficiente e que, terminam gerando um desinteresse pela leitura.

 Esse desinteresse é, ao mesmo tempo, causa e consequência da falta de concentração e da lentidão na leitura, bem como da baixa captação de conhecimento. Por isso, a importância de se trabalhar o interesse pela leitura, sendo essa uma das bases do coaching para concursos.

 Ao mesmo tempo que o desinteresse é causador da diminuição da concentração, da velocidade da leitura e, consequentemente, da captação de conhecimento, ele também é reforçado após uma sessão de estudos “improdutiva”.

 E quais são esses obstáculos que desencadeiam o desinteresse pela leitura?

O que você pode fazer diferente para superá-los?

 a)     Ambiente de estudos inapropriado: A organização do ambiente retrata a organização da mente. Um ambiente de estudos silencioso, organizado e adequadamente iluminado, impactam positivamente no resultado da leitura. (leia mais em Qual é o seu estilo de aprendizagem?)

 b)     Falta de motivação: O desânimo é uma das grandes ameaças ao estudo, bem como a todo e qualquer projeto. A motivação está intrinsecamente relacionada ao comprometimento com o planejamento, ao engajamento no projeto, bem assim ao significado da preparação para o candidato. (leia mais em Entendendo o coaching e Seu Plano de Estudos)

 c)      Falta de concentração: Esse é um obstáculo comumente relatado por candidatos. Para adquirir concentração é preciso definir bem o seu foco. Ademais, com o uso de técnicas específicas de concentração você alcançará melhor rendimento na leitura e na aprendizagem. (leia mais em Regulou o foco? e Excelência: Estado de Fluxo)

 d)     Vocabulário reduzido: Você já deve ter notado que ao ler um texto de palavras “difíceis”, cujo significado você desconheça, a leitura perde a fluidez. Quão mais familiarizado você estiver com o vocabulário próprio do conteúdo lido, melhor será o seu aproveitamento. Uma dica é iniciar os estudos por textos mais simples.

 e)     Pressa e falta de tempo: A pressa é uma preocupação que interfere diretamente na absorção e retenção da informação lida. Ler com pressa acaba por se tornar uma perda de tempo. Melhor investir em um bom planejamento de estudos e organizar melhor o seu tempo (leia mais em Construir a aprovação).

 f)       Ansiedade: A grande vilã da aprendizagem e do bom rendimento em provas e concursos. O estado mental e emocional da ansiedade dificulta a captação e a retenção do conhecimento lido. Sobre o assunto, leia mais em Confiança e Ansiedade na aprendizagem e Você: aliado ou inimigo?.

 É importante que você reconheça a existência desses obstáculos e avalie se você está diante de algum ou alguns deles. Esse é o primeiro passo para buscar meios de superá-los.

 Se você gostou, ficou em dúvida ou tem alguma sugestão, deixe seu comentário! Será muito bem-vindo!

 Bons estudos!!

Veja mais sobre Coaching:saiba mais

Você: Aliado ou Inimigo

Construir a Aprovação

Ensine seu cérebro a produzir energia e não a disperdiçá-la

Excelência: Estado de Fluxo

Qual o seu Estilo de Aprendizagem

Relaxamento Instantâneo

Seu Plano de Estudo

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

6 Dicas para Você Concretizar suas Decisões

image

ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação Internacional em Coaching Integral Sistêmico, nas especialidades Life e Executive Coaching. Formada em Ciências Contábeis – Universidade de Brasília, com pós-graduação em Controle e Auditoria Públicos. Atuou no Banco Central do Brasil e no Tribunal Superior do Trabalho e atualmente trabalha no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Contato: (61) 8413-8543 – anacarolina@coachee.com.br

 

 

Anúncios

2 comentários em “Coaching para Concursos

    […] Interesse pela Leitura […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s