Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

RELAXAMENTO INSTANTÂNEO

*por Ana Carolina Mendonça

 relaxamento

 

Você controla bem os momentos de tensão? Situações de estresse te tiram do foco? Quanto da sua produtividade e do seu aprendizado diminuem quando você se sente ansioso(a)?

 Como já falado nos artigos anteriores, a tensão, o estresse e a ansiedade são inimigos do processamento da memória. Eles prejudicam tanto a aprendizagem como a recordação de informações.

No texto de hoje apresento sete técnicas simples para um relaxamento profundo. Elas te permitirão quebrar o estado de tensão e te colocar em pleno domínio dos seus pensamentos e sensações. Em decorrência, você alcançará melhores rendimentos.

Treinar ferramentas de relaxamento instantâneo em momentos tranquilos te permitirá recordá-las nas situações adversas. Então aproveite e relaxe!!

relaxamentoDica 1: Relaxamento Progressivo

Uma ótima forma para relaxar é provocar um extremo contraste entre intensa contração dos músculos e completo relaxamento. Trata-se de ensinar o cérebro a relaxar.

Para isso, cerre os punhos fortemente e contraia todo o corpo, contando mentalmente até 10. Sinta cada parte do seu corpo contraída, desde o alto da cabeça, passando pelo rosto, pescoço, ombros, costas, quadris, coxas, pernas, até os pés.  Contraia… contraia… contraia…. mais… e relaxe…. Deixe o corpo pesar por alguns instantes, relaxe voluntariamente, sinta todos os músculos relaxados.

Dica 2:Expiração intensa

Você notará que o momento da expiração proporciona relaxamento ao corpo. A técnica é inspirar o ar profundamente, prender a respiração contando mentalmente até 10 e soltarcompletamente o ar pela boca,de uma só vez, deixando o corpo ficar completamente frouxo e mole.

Dica 3: Respiração profunda

Essa técnica também se baseia no efeito relaxante da expiração.

Imagine-se no décimo andar de um edifício. Você vai descer pela escada. Cada respiração (inspiração/expiração) corresponde a um andar dessa descida. Respire lentamente. Concentre-se na sensação de soltura a cada expiração e sinta-se mais relaxado à medida que desce as escadas. A cada andar, solte-se cada vez mais, expirando o ar pela boca.

Dica 4: Calor nas extremidades

Imagine-se deitado(a) numa praia tranquila, absorvendo o calor do sol que chega às suas mãos e a todas extremidades do corpo. Sinta o calor principalmente em seus dedos, nas mãos, nos pés e na cabeça.

O fluxo de sangue para as extremidades do corpo está diretamente relacionado com a descontração.

Dica 5: Suspirar

O suspiro é um ato do organismo em busca de paz. Quando você suspira,seu corpo se alivia de tensões.Para suspirar e ter benefício imediato, basta dizer em voz baixa “oh!” e forçar o suspiro.

Dica 6: Bocejar

O bocejo é outro mecanismo que pode ser utilizado na descontração. Para nossas mentes, ele está intimamente associado ao sono. Assim, provocar o bocejo tende a levar à mente a um estado de relaxamento próximo ao que sentimos quando estamos sonolentos. Experimente encenar que está bocejando, e logo bocejará de verdade.

Dica 7:Relaxando as pálpebras

Ao relaxar partes específicas, todo o corpo se beneficia.

Feche os olhos. Dirija seus pensamentos e imaginação para as pálpebras. Concentre-se nelas e procure relaxá-las. Se preferir, deslize os dedos levemente sobre elas ou faça compressas relaxantes e sentirá profundo bem-estar.

Não permita que a tensão e a ansiedade te tirem do seu foco, que as situações estressantes atrapalhem seu dia e te afastem de seus objetivos. Assuma o controle de sua mente, de seus pensamentos e de suas decisões.

Você conhece outras técnicas de relaxamento? Qual é a sua preferida?Compartilhe conosco nos comentários.

Veja mais sobre Coaching:

Seu Plano de Estudosaiba mais

Impulsionando a sua Memória

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

6 Dicas para Você Concretizar suas Decisões

image

*ANA CAROLINA MENDONÇA é Master Coach com certificação Internacional em Coaching Integral Sistêmico, nas especialidades Life e Executive Coaching. Formada em Ciências Contábeis – Universidade de Brasília, com pós-graduação em Controle e Auditoria Públicos. Atuou no Banco Central do Brasil e no Tribunal Superior do Trabalho e desempenha função no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Anúncios

2 comentários em “Coaching para Concursos

    […] Relaxamento Instantâneo […]

    Curtir

    […] Relaxamento Instantâneo […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s