Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

IMPULSIONANDO

SUA MEMÓRIA

por Ana Carolina Mendonça*

 

 learning

Qual seu nível de confiança com sua memória? Você conhece o funcionamento dela? Você sabe que tipos de informação ficam registradas na sua memória?

 Costumo escutar pessoas falando que possuem uma memória ruim. Mas, o que realmente existe é uma memória mal treinada.

 A memória representa o produto da aprendizagem. Aquilo que foi aprendido não se esquece. No entanto, a grande maioria das coisas que vemos, lemos, sentimos, ouvimos será “descartado”, a menos que nosso cérebro interprete aquela informação como algo útil e necessário.

 A questão é que diante do edital de uma prova ou concurso público não basta verbalizar que todo aquele conteúdo deve ser aprendido, isso nãoé suficiente, se não houver um envolvimento real, emocional e cinestésico com o que será estudado.

 É comum ver pessoas questionando a extensão do conteúdo bibliográfico, reclamando enquanto estudam, se queixando pelo tempo dispendido, imaginando coisas mais interessantes que poderiam estar fazendo naquele momento ou, então, reclamando da complexidade da disciplina.

 O que essas pessoas estão comunicando ao cérebro?

 Se o estudo é desagradável, o cérebro não interpreta essas informações como importantes e relevantes para a vida e, assim, não as armazena em local de fácil recordação.

 Pense bem! Se você estivesse diante de um conhecimento que fosse mudar a sua vida, que te possibilitasse realizar seus sonhos, que fosse lhe trazer melhores condições de vida para você e sua família, você estaria reclamando e fazendo corpo mole?

 Use sua inteligência emocional a seu favor! Coloque cor, música, alegria, disposição, concentração e desafio nos seus estudos e você verá o impacto dessa aprendizagem!

  • inteligencia emocionalO interesse é o pai da memória! Esteja por inteiro naquilo que estiver fazendo, com seus sentidos atentos, pois eles levarão as informações ao cérebro.
  • Treinar a memória é antes treinar a cognição, a percepção e a atenção. Busque entender o significado de cada item estudado, bem como a relação entre eles. Tentar aprender cada um de forma isolada é agir na contramão do funcionamento natural do seu cérebro.

Não imagine que você fará um copia-e-cola do livro para sua mente. O aprendizado requer raciocínio, processamento da informação, com atenção e envolvimento.

  • Não exija tanto da sua memória! Querer cobrá-la de informações que você mesmo não deu a importância devida enquanto estudava é irracional e tende a gerar um estado de ansiedade, que só prejudicará a aprendizagem (ver artigo Confiança na Aprendizagem). Não fique se cobrando e se martirizando se algo foi esquecido.
  • Se você quer,realmente, manter um conhecimento a longo prazo: revise, revise e revise!!Como todos os recursos possíveis! Isso o fará registrar permanentemente a informação para uma fácil recordação.

Qual é a sua melhor forma de memorizar?

Compartilhe sua experiência e dicas em forma de comentário.

Veja mais sobre Coaching:

Regulou o seu Foco?

Técnicas de Memorização

Conhece o Princípio 10/90?

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

6 Dicas para Você Concretizar suas Decisões

image*ANA CAROLINA MENDONÇA é coach com certificação Internacional em Coaching Integral Sistêmico, nas especialidades Life e Executive Coaching. Formada em Ciências Contábeis – Universidade de Brasília, com pós-graduação em Controle e Auditoria Públicos. Atuou no Banco Central do Brasil e no Tribunal Superior do Trabalho e desempenha função no Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 

5 comentários em “Coaching para Concursos

    […] Impulsionando a sua Memória […]

    Curtir

    […] Impulsionando a sua Memória […]

    Curtir

    […] Impulsionando a sua Memória […]

    Curtir

    […] IMAGENS Jornal do EmpreendedorPearson ClinicalWashington Barbosa […]

    Curtir

    […] IMAGENS Jornal do EmpreendedorPearson ClinicalWashington Barbosa […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s