COACHING PARA CONCURSOS

Postado em Atualizado em

CONHECE O PRINCÍPIO

10/90?

* por Ana Carolina Mendonça

 

 escolha_1

Quando acontece algo fora dos seus planos, como você reage? Quando a ação de outra pessoa resulta em uma completa alteração de planejamento, como você se sente?

Tenha sempre em mente que 10% da sua vida está relacionado com as circunstâncias que ocorrem a você, independentemente da sua vontade, e os outros 90% estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

Assim,o Princípio 10/90 nos diz que podemos não estar em pleno controle sobre 10% do que nos acontece, fruto das circunstâncias, como: estar chovendo, o fornecimento de energia ser interrompido, o sinal de trânsito ficar vermelho, a via engarrafar, o pneu do carro furar, o avião atrasar… Mas, é você, unicamente você, quem determinará os outros 90%. Como? Com a sua reação.

 É possível que um dia você esteja tomando o café da manhã, quando seu filho, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto, mas o que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.

Então, você se irrita. Repreende o menino e ele começa a chorar. Aí você é grosseiro com a sua esposa porque ela colocou a xícara na beirada da mesa. E decorre daí uma batalha verbal! Contrariado, você vai mudar de camisa. Quando volta percebe que o filho acabou perdendo o ônibus para a escola. A esposa vai para o trabalho, também contrariada. Você tem de levar seu filho para a  escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Chegam, e  o filho sai do carro sem se despedir.Ao chegar atrasado no escritório, você percebe que esqueceu a pasta!

Definitivamente o dia começou mal e, nesse compasso, ele só tende a piorar. Quando, enfim, o dia termina e você volta para casa, todos na sua família estão com a cara fechada, silenciosos e frios com você.

Mas,por que seu dia foi péssimo? Qual foi a causa?

A) o café?

B) seu filho?


C) sua esposa?

D) a multa?


E) sua reação?

A resposta correta, óbvio, é a E! Por causa de sua reação no café da manhã!Pense bem:Você não teve controle sobre o que aconteceu, mas poderia ter reagido de forma diferente.

 Você diz ao seu filho: “Está bem, você só precisa ter mais cuidado”.

Depois de pegar outra camisa e a pasta, você olha pela janela e o vê pegando o ônibus. Dá um sorriso e ele retribui, dando um tchau!

 Notou a diferença?

Duas situações iguais que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

 BONS ESTUDOSCom os estudos será a mesma coisa!No trânsito engarrafado, você pode escutar uma áudio aula ou ficar emburrado. Na biblioteca, ter uma pessoa ao seu lado barulhenta e atrapalhada pode te exercitar a concentração para o dia da prova. Se no meio dos estudos ficou doente, pode dedicar suas energias para se tratar o mais breve possível, ou gastar seu tempo lamentando que essas coisas só acontecem com você.Se o seu vôo está atrasado, você pode discutir com o atendente do aeroporto ou aproveitar o tempo para ler e revisar a matéria.

 Por que permitir que comentários negativos te afetem? Não arruíne o seu dia!

 E você, como reage nesses tipos de situações?

Compartilhe suas atitudes positivas e dicas no campo comentários!

 VEJA MAIS SOBRE COACHING

Confiança e Ansiedade na Aprendizagem

Inteligência se Aprende

Seis Dicas para Concretizar suas Decisões

image*ANA CAROLINA MENDONÇA é coach com certificação Internacional em Coaching Integral Sistêmico, nas especialidades Life e Executive Coaching. Formada em Ciências Contábeis – Universidade de Brasília, com pós-graduação em Controle e Auditoria Públicos. Atuou no Banco Central do Brasil e no Tribunal Superior do Trabalho e desempenha função no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

 

 

 

Anúncios

9 comentários em “COACHING PARA CONCURSOS

    Antônio Carlis disse:
    28/01/2014 às 11:33

    Precisava muito ler este artigo! Obrigado Carol pelo artigo!
    Deus continue te inspirando para o engrandecimento da vida dos seus leitores.

      leitora10 disse:
      28/01/2014 às 12:13

      Que bom que se influenciou positivamente! Certas mudanças em nossas atitudes ou no modo como vemos as situações, geram grande diferença!
      Grata pelo incentivo

    Ana Carolina Mendonça disse:
    28/01/2014 às 12:16

    Que bom que se influenciou positivamente! Certas mudanças em nossas atitudes ou no modo como vemos as situações, geram grande diferença!
    Grata pelo incentivo

    edidigital disse:
    28/01/2014 às 15:58

    Ótimo texto Carol!
    Eu sempre questionei a forma pelo qual as pessoas reagem a determinadas situações, isso depende do conhecimento e de inteligencia emocional de cada um e muitas outras coisas.
    Parabéns e sucesso sempre!

      Ana Carolina Mendonça disse:
      28/01/2014 às 16:36

      Exatamente! Desenvolvendo nossa inteligência emocional, ampliamos significativamente nossos resultados!
      Um abraço!

    […] Conhece o Princípio 10/90? […]

    Aline Freitas disse:
    18/02/2014 às 21:19

    Perfeito seu texto Ana Carolina. Essa realmente é uma filosofia de vida a ser seguida. Parabéns!

    […] Conhece o Princípio 10/90? […]

    […] Conhece o Princípio 10/90? […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s