Coaching para Concursos

Postado em Atualizado em

CONFIANÇA E ANSIEDADE

NA APRENDIZAGEM

*por Ana Carolina Mendonça

 

aprendizagem

Estudar é para você um momento de sofrimento ou de alegria? É um martírio ou um empolgante desafio? Se a resposta foi um sofrimento ou um martírio, talvez seja o momento de despertar para a magia dos estudos e da aprendizagem!

 Por que não transformar os seus estudos em um momento prazeroso e divertido?

Brain-cartoonQuando criança era assim que você encarava a aprendizagem, você aprendia brincando, cantando, se desafiando e se divertindo. E aprendia de forma mais rápida e para a vida toda!

No entanto, o aprendizado vem naturalmente seguido de testes. Desafios como cantar na frente dos parentes, responder a desafios de aritmética, participar das apresentações de teatro na escola ou de torneios infantis de esportes individuais ou coletivos moldam a forma como as crianças passam a encarar as provas da vida.

Diante desses testes, ser bem-sucedido reforça a autoestima e cria uma associação positiva aos testes e exames (crença fortalecedora). Por outro lado, as crianças que se sentem constrangidas, fracassadas ou ridicularizadas tendem a fazer uma associação negativa(crença limitante) quanto às provas e até mesmo a sua capacidade de aprendizado.

É nesse momento que muitas pessoas criam barreiras não apenas vinculadas aos testes e exames, mas também ao processo de aprendizagem, transformando aquilo que era prazeroso e divertido, em um momento de sofrimento.

Tomado por suas crenças limitantes na aprendizagem, o principal vilão do indivíduo é o medo, que frequentemente se apresenta sob a forma de ansiedade. Pensamentos negativos, preocupações e dificuldade de concentração prejudicam seu processo de aprendizagem e sua performance em provas, o que reforça, ainda mais, a insegurança e a crença limitante.

 De modo inverso, as pessoas imbuídas em crenças fortalecedoras percebem o momento da realização da prova de forma leve, positiva e desafiadora. O que propicia melhores resultados e a uma reafirmação da confiança.

 A boa notícia é que uma crença construída na infância não é imutável, ela poderá ser trabalhada e transmutada!

 Os resultados obtidos no processo de coaching mostram a desassociação das crenças negativas do passado, que limitam a performance do indivíduo, e a construção de novas crenças fortalecedoras, que o conduzirão a extraordinários ganhos de qualidade.

 Nas próximas semanas abordarei dicas para melhorar o rendimento na aprendizagem.

E você, que dificuldades enfrenta nos estudos? O que limita sua confiança? Deixe suas dúvidas e opiniões em forma de comentário.

BONS ESTUDOSSe você decidiu estudar, se a sua meta é obter o registro na OAB ou passar no sonhado concurso público:

ü   transforme sua trajetória e sua preparação em um prazer;

ü   tome gosto pelo estudo e ele se tornará mais proveitoso;

ü   vocêdesenvolverá sua autoconfiança e alcançará melhores resultados;

ü   não espere começar a aprender para, então, gostar da matéria. Comece gostando da matéria, e logo você a aprenderá.

 

BONS ESTUDOS!

 

image*ANA CAROLINA MENDONÇAé coach com certificação Internacional em Coaching Integral Sistêmico, nas especialidades Life e Executive Coaching. Formada em Ciências Contábeis – Universidade de Brasília, com pós-graduação em Controle e Auditoria Públicos. Atuou no Banco Central do Brasil e no Tribunal Superior do Trabalho e desempenha função no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

3 comentários em “Coaching para Concursos

    […] Confiança e Ansiedade na Aprendizagem […]

    Curtir

    […] Confiança e Ansiedade na Aprendizagem […]

    Curtir

    […] Confiança e Ansiedade na Aprendizagem […]

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s